Doze distritos sob aviso amarelo devido a agitação marítima e neve

Doze distritos sob aviso amarelo devido a agitação marítima e neve
| País
Porto Canal

Doze distritos estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e queda de neve acima dos 800 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo entre as 06:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas com quatro a cinco metros.

O instituto informa também na sua página da Internet que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança estão sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 800 metros, em especial nas serras mais a norte.

O aviso de neve vai estar em vigor entre as 06:00 e as 10:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que poderão ser de granizo, queda de neve acima dos 1000/1200 metros, sendo acima dos 800/1000 metros nas serras junto à fronteira norte, e pequena descida da temperatura.

Está também previsto vento moderado do quadrante oeste, tornando-se em geral fraco para o final do dia.

Nas terras altas, o vento soprará forte do quadrante oeste com rajadas até 90 quilómetros por hora, tornando-se gradualmente moderado.

Para as regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, o IPMA prevê céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, períodos de chuva, que poderá ser temporariamente forte, passando gradualmente, de norte para sul, a aguaceiros fracos e pouco frequentes, e pequena descida da temperatura.

A previsão aponta também para vento moderado a forte de sudoeste, soprando até ao início da manhã com rajadas até 80 quilómetros por hora, tornando-se depois fraco a moderado do quadrante oeste.

Nas terras altas, o vento soprará forte do quadrante oeste com rajadas até 90 quilómetros por hora, tornando-se gradualmente moderado.

Para a Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, chuva até ao final da manhã, vento moderado de sudoeste, soprando forte nas terras altas, tornando-se fraco a partir da manhã e subida de temperatura, em especial, da mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 12 e 15 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo entre 11 e 14, em Vila Real e Viseu entre 6 e 9, em Bragança entre 5 e 7, na Guarda entre 4 e 6, em Coimbra entre 9 e 13, em Castelo Branco entre 8 e 12, em Santarém entre 12 e 15, em Évora entre 11 e 14, em Beja entre 12 e 15, em Faro entre 15 e 18 e no Funchal entre 18 e 23.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.