Centro Histórico e Cais de Gaia em risco de cheia do Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 10 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara de Gaia alertou hoje que a zona do centro histórico e o Cais de Gaia serão os locais mais afetados pela prevista subida das águas do rio Douro na noite de hoje.

Com o agravamento das condições meteorológicas, as autoridades anunciaram que o rio Douro irá mesmo galgar as margens de Porto e Gaia.

Do lado de Gaia, o trânsito será cortado na zona ribeirinha junto ao Centro Histórico e Cais de Gaia onde a água poderá subir até um metro pelo que a autarquia pede que sejam retirados os veículos ali estacionados.

Segundo o presidente da Câmara, durante a tarde de hoje as águas já galgaram as margens das freguesias de Avintes, Crestuma, Oliveira do Douro e Afurada mas causar riscos à população.

Na freguesia piscatória da Afurada, as autoridades estão a retirar as redes de pesca dos aprestos para que as mesmas não sejam levadas pelo mar.

Eduardo Vítor Rodrigues apela ainda aos não-moradores que não se desloquem aos locais de risco, para não dificultarem as operações.

Contactado pela Lusa, o Comandante da Proteção Civil de Gaia referiu que as zonas mais sensíveis serão a Afurada e o Cais de Gaia onde a água pode chegar até à estrutura, sem contudo a pôr em risco.

Salvador Almeida alertou também para o agravamento das condições na próxima preia-mar e entre as 23:00 e as 02:00 de segunda-feira "poderá haver água nas ruas".

As autoridades de proteção civil de Porto e Gaia, bem como a capitania do Douro, estão a acompanhar o desenrolar da situação e será feito novo balanço pelas 20:00.

A Câmara do Porto avisou hoje que face ao agravamento das condições, o Douro vai mesmo galgar as margens de Porto e Gaia a partir das 20:00, estando previsto que na zona de Miragaia suba um metro acima das soleiras das portas.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou durante a tarde para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

LIL // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.