Autoridades alertam para possibilidade de cheias do Douro em Porto e Gaia

Autoridades alertam para possibilidade de cheias do Douro em Porto e Gaia
| Norte
Porto Canal

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou hoje para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

"As condições de preia-mar de marés vivas com ondulação do quadrante oeste de quatro a cinco metros de altura previstas às 15:11 horas locais, retarda os caudais de escoamento no troço do rio Douro da Foz a Crestuma, podendo agravar as necessidades de descarga da albufeira de Crestuma, com possível inundação na Ribeira do Porto/Gaia, de Miragaia e Alfândega, situação que será acompanhada", pode ler-se no comunicado enviado pelo CPPC.

Na sequência do mau tempo que se tem feito sentir nas últimas horas, o CPPC refere que "a situação hidrológica que se prevê nas próximas seis horas, associada a solos já saturados (...), conjugam a probabilidade de redução do escoamento superficial e/ou subsuperficial, daí resultando grandes possibilidades de inundações rápidas e de alterações de caudais em albufeiras já anteriormente sujeitas às descargas de compensação do rio Douro, o que pode provocar inundações nas zonas mais baixas, tradicionalmente mais suscetíveis a inundações da área de Amarante e do Peso da Régua".

Contactada pelas 15:00, fonte do CPPC indicou ainda não ser possível afirmar que a cota do rio Douro se encontrava cheia, mas que havia pontos mais baixos a serem afetados na ribeira do Porto, tendo já sido alertados quer proprietários quer a Proteção Civil.

"Há uma tendência de subida e vamos acompanhar nas próximas horas", disse à Lusa a mesma fonte, realçando que a preia-mar estaria a ocorrer nesse momento.

Contactados pela Lusa cerca das 15:00, os Sapadores Bombeiros do Porto e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto disseram não ter registo de qualquer inundação devido à subida do rio Douro.

Já do lado de Gaia, o Comandante da Proteção Civil alertou para a possibilidade de, durante a preia-mar a partir das 15:00, as águas do Douro poderem subir, afetando as áreas ribeirinhas do concelho.

Segundo Salvador Almeida, há várias equipas em toda a orla fluvial de Gaia "a alertar as pessoas para estarem atentas" a uma subida do rio Douro.

No centro histórico de Gaia e na Afurada, pelas 15:00 o rio ainda não tinha subiu as margens mas, e de acordo com o comandante, em "Crestuma já está na estrada".

A proteção civil registou hoje mais de 130 ocorrências no distrito do Porto por causa do mau tempo, na sua maioria inundações, com os concelhos da Maia e Matosinhos a serem os mais afetados durante a manhã.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.