Instituto de Meteorologia eleva para 10 os distritos em aviso laranja

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa) - O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de seis para 10 os distritos em aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do mau tempo, prevendo agitação marítima também em Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra.

Ao inicio da manhã, o aviso laranja tinha sido acionado para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, mas cerca das 12:20 passou a abranger mais quatro distritos, tendo em conta a agitação marítima.

Beja, Guarda, Castelo Branco e Faro estão com aviso amarelo, o terceiro na escala e que prevê situações de risco para atividades que dependem da situação meteorológica, enquanto os restantes distritos mantém apenas o aviso verde, não se prevendo qualquer situação meteorológica de risco.

Nos distritos em aviso laranja, as ondas podem atingir esta tarde mais de cinco metros e os ventos podem ultrapassar os 90 quilómetros pro hora.

Em Ponta Delgada, o estado do tempo nos grupos Central e Ocidental vai também sofrer agravamento durante a tarde, segundo os serviços de proteção civil regionais, devido à aproximação de um sistema de baixas pressões com um sistema frontal associado.

A Proteção Civil registou, entre as 00:00 e as 12:30 de hoje, 352 ocorrências em território continental devido à chuva e vento fortes, sobretudo na zona litoral norte e em particular no distrito do Porto, a maioria relacionada com cheias e inundações.

Em declarações à agência Lusa, o adjunto de operações da Autoridade Nacional de Proteção Ciivl Marco Martins explicou que, até às 12:30, houve 215 situações de cheias e inundações, 56 quedas de árvores, 24 deslizamentos de terras, 14 registos de quedas de estruturas e 42 ocorrências de limpeza de vias.

VP (JGS) // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

PJ desmantela estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe”

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira que desmantelou uma estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe” e que deteve um homem suspeito dos crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.