Vento forte causou estragos em cerca de duas dezenas de casas em Matosinhos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 10 jan (Lusa) -- Cerca de duas dezenas de casas situadas na zona de Lavra, concelho de Matosinhos, sofreram hoje de madrugada estragos provocados pelo vento forte que se fez sentir naquela localidade, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros de Matosinhos-Leça.

Segundo António Lima, adjunto dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, os danos ocorreram sobretudo ao nível dos telhados, das janelas, das caleiras e das persianas, acrescentando que todas as casas afetadas por este fenómeno de vento forte ficaram habitáveis.

Ainda de acordo com este operacional, as telhas de um restaurante "voaram" em direção a uma habitação do outro lado da rua, atravessaram a janela e causaram danos na sala.

Ainda na mesma zona da freguesia de Lavra, os bombeiros foram chamados a retirar duas pessoas acamadas da sua habitação para casas de vizinhos, devido a inundação. Esta casa, onde moravam mais duas pessoas, ficou temporariamente inabitável.

A Autoridade Nacional a Proteção Civil (ANPC) registou, entre as 00:00 e as 12:30 de hoje, 352 ocorrências devido à chuva e vento fortes, sobretudo na zona litoral norte e em particular no distrito do Porto, a maioria relacionada com cheias e inundações.

Segundo o adjunto de operações nacional da ANPC Marco Martins a situação meteorológica vai agravar-se nas próximas horas, principalmente ao final do dia, nos distritos a norte do Cabo Carvoeiro, nos quais "podem ocorrer fenómenos extremos" devido à chuva e ventos fortes.

JGS // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

"Supercarro" de 17 milhões de euros "made in" Matosinhos lançado esta terça-feira

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado esta terça-feira e produzido em Matosinhos.

Oficializada candidatura do barco moliceiro a Património da Humanidade na UNESCO

A candidatura do barco moliceiro e a arte da carpintaria naval da região de Aveiro a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi entregue na UNESCO, depois de ter sido aceite pela comissão nacional daquele organismo, foi esta segunda-feira anunciado.