Águas do rio Douro baixam, situação "está calma", diz CDOS do Porto

Águas do rio Douro baixam, situação "está calma", diz CDOS do Porto
Maryline Sales de Almeida
| Norte
Porto Canal com Lusa

As águas do rio Douro, que domingo provocaram algumas inundações no Porto e em Vila Nova de Gaia, já baixaram e a situação está calma, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto.

De acordo com a mesma fonte, a noite, ao contrário do que estava previsto, "foi calma e não houveram inundações de maior".

"As águas subiram até junto dos cafés na Ribeira, mas não houve nada. Os bombeiros não foram chamados a retirar águas, mesmo em Amarante, nem no Tâmega houve nada", acrescentou a mesma fonte Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

De acordo com a fonte, a Estrada Nacional 14 (EN14) mantém-se cortada, ao longo de cerca de três quilómetros, desde cerca das 08:00 de domingo, devido à chuva forte.

Além desta, e segundo a Proteção Civil, o IP3 continua condicionado ao trânsito e várias estradas do norte do país estão cortadas, a maioria por derrocadas de terras.

O trajeto cortado na EN14 inclui a sede da câmara municipal, tendo os responsáveis autárquicos da Trofa publicado na sua página na Internet, bem como nas redes sociais, que o serviço de atendimento vai funcionar, a partir de hoje, provisoriamente no pólo II, ou seja, nas instalações da Rua Imaculada Conceição.

"Devido às chuvas fortes dos últimos dias, a Rua das Indústrias [referindo-se à EN14] está cortada ao trânsito. Quando for reposta a normalidade nos acessos aos Paços do Concelho, o Atendimento Municipal regressará ao polo I. A Câmara Municipal da Trofa lamenta os incómodos causados e agradece a compreensão de todos", lê-se na publicação.

Aquela autarquia destacou ainda que as populações foram antecipadamente avisadas, pelo que a prevenção terá ajudado a evitar ocorrências de maior.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro tinha alertado na tarde de sábado para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com 'Aviso Amarelo' (o terceiro mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

No domingo, o distrito do Porto foi um dos seis em 'Aviso Laranja', o segundo mais grave, assim como Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro e Viseu.

Os distritos do norte do país foram os mais afetados pelo mau tempo, com o registo de inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.