Esquerda derrubou Governo de Passos Coelho

Esquerda derrubou Governo de Passos Coelho
| Política
Porto Canal

A moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional foi hoje aprovada com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.

Esta moção de rejeição do PS teve 107 votos contra provenientes da totalidade dos deputados das bancadas do PSD e do CDS-PP.

A rejeição do Programa do Governo exige o voto de uma maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, ou seja, pelo menos 116 parlamentares e, segundo o artigo 195.º da Constituição, implica a demissão do executivo, que se manterá em gestão até à posse de um novo Governo.

Após esta votação, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues comunicou que, nos termos do artigo 195 da Constituição, transmitirá formalmente ao chefe de Estado a deliberação do parlamento de rejeitar o XX Governo Constitucional.

Ferro Rodrigues adiantou também que, na sequência da moção do PS, as restantes bancadas que tinham apresentado idênticas iniciativas, consideraram que as consequências estavam alcançadas, razão pela qual prescindiam da respetiva votação.

Por problemas no sistema eletrónico da Assembleia da República, a votação foi feita fila a fila, com a única surpresa a acontecer quando o deputado do partido PAN (Pessoas Animais e Natureza) votou a favor da moção do PS.

No final, o resultado foi aplaudido pelos deputados da esquerda parlamentar e o presidente da Assembleia da República foi obrigado a intervir para pedir silêncio a cidadãos que também bateram palmas.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.