Cinco mil pessoas chegaram hoje à fronteira da Sérvia

Cinco mil pessoas chegaram hoje à fronteira da Sérvia
| Mundo
Porto Canal

Mais de cinco mil pessoas, entre os quais refugiados dos conflitos no Médio Oriente, começaram a chegar à fronteira entre a Sérvia e a Hungria, noticiou hoje a televisão da Sérvia RTS.

De acordo com a notícia, trata-se do número mais elevado de refugiados na região e que estão a chegar à fronteira de comboio e de autocarro.

Segundo os repórteres da France Presse, cerca de 2.500 pessoas chegaram de autocarro e quase três mil foram transportadas de comboio, tendo saído de Gevgelija, na Grécia na madrugada de quarta-feira em direção à fronteira sérvia, numa zona localizada a norte da Macedónia.

O frio e a chuva que se faz sentir na região dificulta a movimentação dos refugiados que foram obrigados a abandonar a Hungria em virtude da nova lei anti-imigração e que prevê, entre outras medidas, o envio de militares para as zonas de fronteira.

A legislação prevê a aplicação de três anos de prisão a pessoas não documentadas que tentem entrar no país.

Segundo Budapeste, mais de 160 mil migrantes atingiram a fronteira da Hungria desde o princípio do ano sendo que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) prevê a chegada de 42 mil pessoas nos próximos dez dias.

A Hungria instalou valas de arame farpado ao longo dos 175 quilómetros da linha de fronteira com o território sérvio e está a construir um muro de quatro metros de altura que deve estar concluído em outubro.

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.