Registados 22.500 refugiados e migrantes na ilha grega de Lesbos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Mitilene, Grécia, 10 set (Lusa) -- Cerca de 22.500 refugiados e migrantes foram desde segunda-feira registados na ilha grega de Lesbos, referiu hoje a polícia local.

Lesbos, com cerca de 86 mil habitantes, é uma das muitas ilhas gregas do Mar Egeu, que enfrenta um afluxo considerável de migrantes, incluindo um grande número de sírios que cruzam o mar da Turquia.

As autoridades gregas abriram um centro de registo de emergência na ilha, na segunda-feira, para diminuir o número de migrantes que se acumulou, enquanto as autoridades tentavam controlar o ritmo das chegadas.

Muitas pessoas ficaram retidas na ilha por dias e semanas e sem os seus documentos não podem apanhar o ferry para a parte continental da Grécia e viajar para outros destinos da Europa.

Milhares de pessoas foram forçadas a acampar nas ruas, em condições precárias, e houve registo de confrontos com a polícia, que se esforçou por controlar as multidões.

MSE // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.