Guterres diz aos 28 que é tempo de UE "pôr a casa em ordem"

| País
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 14 set (Lusa) - O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados disse hoje aos ministros do Interior da União Europeia, reunidos em Bruxelas, que "é mais do que tempo" de a Europa acordar uma estratégia e "pôr a casa em ordem".

Em declarações à imprensa depois de se ter dirigido aos 28, no início de uma reunião na qual os ministros do Interior da União Europeia discutem o plano de repartição de mais 120 mil refugiados proposto pela Comissão Europeia, António Guterres defendeu que esse mecanismo deveria ter um cariz vinculativo, mas sublinhou que o fundamental é que a UE, a partir de hoje, encontre soluções para pôr fim a uma situação de "caos e de confusão" no seu interior, da qual é em grande parte responsável.

"Eu acho que as divisões que têm existido na Europa nesta matéria estão largamente na base da situação de caos e de confusão a que continuamos a assistir, e que espero, porque já é mais do que tempo de o fazer, que a partir deste Conselho comecem a ser invertidas", declarou o alto comissário da ONU.

ACC/PL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.