Eslováquia reforça controlo de fronteiras

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bratislava, 14 set (Lusa) - A Eslováquia anunciou hoje que vai impor maior controlo das suas fronteiras, no seguimento de medidas semelhantes tomadas pela Alemanha, Hungria e Áustria, no meio da maior crise migratória na Europa desde a segunda guerra mundial.

"No seguimento do anúncio da Alemanha de que ia temporariamente introduzir o controlo nas suas fronteiras com a Áustria, a Eslováquia começou a controlar temporariamente as fronteiras com a Hungria e a Áustria", disse a porta-voz do Ministério do Interior, Michaela Paulenova, em comunicado.

"Em ligação com a situação de emergência e os fluxos migratórios, a polícia da Eslováquia aumentou a sua presença nas fronteiras em 220 agentes, comparado com as operações normais", acrescentou a responsável, salientando que os controlos também estavam a ser feitos "em determinados locais das 'fronteiras verdes'", isto é, florestas e áreas rurais.

"A situação está a ser monitorizada constantemente e em coordenação com as forças policiaia da Áustria, Hungria e República Checa", lê-se ainda no comunicado citado pela AFP.

Ao contrário dos vizinhos Áustria e Hungria, a República Checa e a Eslováquia não têm tido um número significativo de refugiados a atravessar o seu país para outros territórios como a Alemanha.

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Nova polémica na Eurovisão. Vários detidos em protesto no exterior da Malmö Arena

Várias pessoas foram detidas este sábado, no exterior da Malmö Arena, onde decorre a final do 68.º Festival Eurovisão da Canção, na Suécia, durante os protestos contra a participação de Israel no concurso, que reuniram milhares de pessoas.

Suíça vence festival da Eurovisão

A Suíça venceu a 68.ª edição do Festival da Eurovisão, com a cançao "The Code", este sábado. 

Morreu o primeiro doente transplantado com rim de porco geneticamente modificado

O primeiro doente transplantado com um rim de porco geneticamente modificado morreu quase dois meses depois de ter sido submetido ao procedimento, anunciou no sábado a família e o hospital que realizou a cirurgia.