Chuva, humidade e descida das temperaturas ajudará combate aos fogos

Chuva, humidade e descida das temperaturas ajudará combate aos fogos
| País
Porto Canal com Lusa

O regresso da chuva, humidade e descida das temperaturas máximas nas regiões do norte e centro vão criar melhores condições para o combate aos fogos em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

"A maior precipitação, mais humidade e descida da temperatura hoje e quinta-feira vai contribuir" para o combate aos incêndios, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues, do IPMA.

De acordo com Madalena Rodrigues, a mudança nas temperaturas teve início terça-feira, com uma descida acentuada das temperaturas, que se irá manter até sábado, sendo esperado para domingo o regresso de temperaturas máximas acima dos 30 graus.

"Hoje será um dia de períodos de céu muito nublado sendo especial por nuvens altas na região do sul. Prevê-se aguaceiros em geral fracos, a partir da tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e em especial no Minho. Amanhã [quinta-feira] será um dia de céu geralmente muito nublado nas regiões do norte e centro e na região a sul", explicou a meteorologista.

Madalena Rodrigues adiantou ainda que os períodos de chuva fracos esperados para quinta-feira vão ocorrer a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e no litoral.

Quanto às temperaturas para hoje estão previstas temperaturas muito próximas das ocorridas terça-feira, dado que se assistiu a "uma descida acentuada dos valores da temperatura", esperando-se para quinta-feira nova descida dos valores da temperatura entre quatro a seis graus.

"As temperaturas vão rondar os 26/27 graus Celsius entre a Beira interior e o Alentejo e região sul enquanto nas regiões do litoral norte vão oscilar entre os 21 e 22, e os 23 e 25 no interior norte", avançou.

Para sexta-feira e sábado mantêm-se as temperaturas a rondar os 28 e 29 graus Celsius, de acordo com a meteorologista, não se prevendo que até sábado as temperaturas atinjam os 30 graus, mas domingo já se prevê uma ligeira subida da temperatura.

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.