Fogo consumiu cerca de três mil hectares em Vila Nova de Cerveira

Fogo consumiu cerca de três mil hectares em Vila Nova de Cerveira
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira revelou hoje à Lusa que o incêndio que durante três dias lavrou no concelho em zona de mato, e já dado como dominado, consumiu cerca de três mil hectares.

"As nossas estimativas apontam para cerca de três mil hectares de área ardida, sobretudo zona de mato e espécies infestantes", afirmou Fernando Nogueira, sublinhando que tratarem-se de números provisórios.

O autarca afirmou não haver a registar "danos pessoais, nem habitações consumidas pelas chamas" e apontou "alguns estragos" em maquinaria disponibilizada pelos serviços camarários para apoio no combate às chamas, bem como "nas infraestruturas de abastecimento de água, algumas já reparações e outras a serem intervencionadas".

Fernando Nogueira manifestou "grande preocupação" relativamente aos efeitos da "devastação" daquela água, "já no próximo inverno".

"É uma zona de muito declive que ficou sem vegetação. Vai ser muito complicado, quando vierem as chuvas, controlar as enxurradas", sustentou.

O incêndio que deflagrou sábado, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, foi dado como dominado hoje de manhã, de acordo com a informação disponibilizada no ?site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O incêndio que deflagrava desde 11:16 de sábado na freguesia de Candemil e Gondar, concelho de Vila Nova de Cerveira, e que no domingo passou para o concelho de Caminha, foi dado como dominado segundo a informação disponibilizada pelas 9:20.

De acordo com as estimativas avançadas à Lusa pelo presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, as chamas destruíram cerca de mil metros de floresta, sobretudo no lugar de Castanheira, na União de Freguesias das Argas, na Serra d'Arga.

Segundo o autarca "não há danos humanos, nem materiais a registar".

O fogo em povoamento florestal foi combatido nas últimas horas por 391 operacionais, apoiados por 126 meios terrestres, ficando o dispositivo em vigilância para prevenir reacendimentos.

Em Monção, segundo o presidente da Câmara, Augusto Domingues, o fogo em mato que estava ativo desde sábado, e hoje dominado, consumiu mais de mil hectares.

"Felizmente não temos danos humanos, e materiais a assinalar", disse.

O incêndio naquele concelho do Alto Minho foi dominado ao início da madrugada de hoje, segundo fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

O incêndio que deflagrou em Sá, na freguesia de Messegães, Valadares e Sá, às 22:56 de sábado, foi dominado hoje às 01:05.

Um total de 199 operacionais apoiados por 60 veículos permanecia no terreno por volta das 03:00, segundo a mesma fonte.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.