Enfermeiros vão estender greve regional ao Norte e Centro em Agosto

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 ago (Lusa) -- Os enfermeiros vão estender a greve regional, que hoje decorre em Lisboa e Vale do Tejo, ao Norte e Centro do país ainda durante este mês, anunciou o sindicato que agendou o protesto.

À porta do Hospital de São José, em Lisboa, uma das instituições "mais afetadas pela greve dos enfermeiros", o dirigente do SEP José Carlos Martins disse aos jornalistas que a adesão no turno da noite em Lisboa, Santarém e Setúbal foi de 77,3 por cento e de 77,2 por cento no turno da manhã.

Ao nível das unidades de saúde, e em Lisboa, o Hospital Pulido Valente regista uma adesão de 41 por cento, o de São José 94 por cento e o de Santa Marta de 63,6 por cento.

No Hospital das Caldas da Rainha a adesão é de 83,8 por cento e de 83,5 por cento no Outão.

Esta adesão "significa e evidencia que os enfermeiros continuam a não a aceitar a enorme descriminação negativa que o Ministério da Saúde está a fazer aos enfermeiros".

O sindicato contesta que o ministro da Saúde "retire" a estes profissionais "para custear Misericórdias, PPP's [Parcerias Público-Privadas] e outros grupos profissionais".

Nesse contexto, os enfermeiros questionam a tutela sobre se esta é a sua lógica de "equilíbrio orçamental", já que é o argumento usado pelo ministério da Saúde como "justificação para protelar a revisão salarial dos enfermeiros".

Segundo José Carlos Martins, "é inadmissível que o Ministério da Saúde não apresente uma contraproposta de revisão global das questões salariais, tal como o governo já apresentou para outros setores".

Confrontado com um comunicado da Administração Central de Sistema da Saúde (ACSS), no qual a tutela se revela surpreendida com esta greve, "porque ao longo das várias reuniões de trabalho entre o Ministério da Saúde, Comissão Negociadora dos Sindicatos dos Enfermeiros (CNESE) e Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE), não foram evidenciados pontos de discordância insanáveis em matéria negocial", José Carlos Martins afirmou que "a campanha eleitoral obriga a propaganda demagógica inadmissível".

"Apresentámos uma contraproposta de revisão global dos salários a 28 de abril e o Ministério da Saúde ainda não apresentou nenhuma proposta", disse.

Segundo José Carlos Martins, "na última reunião, a única questão de um lote de sete ou oito propostas que apresentámos, o Ministério da Saúde respondeu a uma", no sentido de "reposicionar colegas, cerca de 13 mil jovens profissionais em Contrato Individual de Trabalho (CIT), na primeira posição da tabela salarial e sem faseamentos de dois ou três anos como, anteriormente tinha proposto".

No entanto, o SEP quer "o pagamento imediato".

O sindicato garante que "o diálogo não está quebrado", até porque há reuniões marcadas para setembro, mas avança que, depois da greve de hoje em Lisboa, de quarta-feira no Alentejo e no Algarve na quinta-feira, será a vez das regiões do Norte e Centro.

"Depois desta greve de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, e caso o Ministério da Saúde continue sem avançar com nenhuma contraproposta, avançaremos com greves na região Norte e Centro, ainda em agosto", disse.

Se o impasse prosseguir, adiantou, os enfermeiros não põem de parte uma nova greve nacional.

Sobre o impacto da greve nos doentes e familiares, José Carlos Martins referiu que estes "compreendem", até porque sabem "que são os enfermeiros que estão sempre presentes".

SMM // CC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.