Eurogrupo dá mandato à 'troika' para negociar condições do 3.º resgate

| Economia
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 17 jul (Lusa) - O Eurogrupo deu hoje formalmente mandato às instituições para negociarem o terceiro programa de resgate à Grécia, numa reunião por teleconferência entre os ministros das Finanças da zona euro que decorreu esta tarde.

Em comunicado, o Eurogrupo deu conta de que, na sequência da aprovação pelo Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) do lançamento de negociações formais, as autoridades "foram incumbidas da tarefa de negociar rapidamente o memorando de entendimento".

Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional irão assim definir as condições que a Grécia deve cumprir para aceder a um novo programa de três anos, que deverá ascender a mais de 80 mil milhões de euros, com a maior parte do dinheiro a ser financiado pelo MEE, o fundo de resgate permanente da zona euro.

IM (ACC) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.