Agendada concentração no Campo 24 de Agosto em solidariedade com imigrantes

Agendada concentração no Campo 24 de Agosto em solidariedade com imigrantes
Porto.pt
| Porto
Porto Canal

Está a ser marcada para este sábado às 22h00 uma concentração no Campo 24 de Agosto em “contra a violência racista” e em “solidariedade com todos os imigrantes”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Movimento SOS Racismo (@sosracismopt)

 

“Ativistas anti-racistas, juntamente com diversos movimentos sociais e cidadãos do Porto, unem-se na Praça 24 de Agosto em um gesto de solidariedade para com os imigrantes, especialmente aqueles que foram alvo de recentes ataques violentos”, pode ler-se numa publicação dos movimentos SOS Racismo e Habitação Hoje, na rede social Instagram.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Movimento SOS Racismo (@sosracismopt)

 

Esta tarde, o primeiro-ministro Luís Montenegro reagia condenando “veementemente” os ataques a migrantes que aconteceram na noite de quinta e madrugada de sexta-feira no Porto.

Também Mariana Mortágua, usou a rede social X (antigo Twitter) para reagir aos recentes acontecimentos. “Quando o racismo flui no Parlamento, a violência flui até às ruas. Quem censura a memória do colonialismo abre a porta à violência no presente. Punição exemplar dos agressores, nem um dia de silêncio contra a política de ódio”, pode ler-se. Na mesma publicação a coordenadora do Bloco de Esquerda anuncia a concentração desta noite no Campo 24 de Agosto.

 

Já o deputado do Livre Jorge Pinto, recorre também à mesma rede social para anunciar a concentração desta noite “contra o racismo e xenofobia”. Eleito pelo círculo do Porto, Jorge Pinto defende que “com o normalizar do discurso contra os migrantes, normalizam-se também estas agressões. Não deixemos passar nem umas nem outras”.

 

Na noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, vários migrantes foram alvo de ataques na cidade do Porto. Quatro imigrantes magrebinos foram atacados no Campo 24 de Agosto, foram também registados ataques na zona do Bonfim, e na Batalha. Uma casa habitada por imigrantes argelinos foi invadida por um grupo de homens. Os atacantes estariam na posse de bastões, facas e uma arma de fogo.

A PSP deteve um homem com uma arma proibida e identificou ainda mais cinco pessoas relacionadas com o caso.

+ notícias: Porto

Protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estende-se até sábado

Os cerca de 35 estudantes acampados à porta do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) vão manter-se, pelo menos até sábado, no local, revelou esta sexta-feira à Lusa, Carolina Moreira, da organização.

Festival Internacional de Banda Desenhada regressa à Maia para "captar novos públicos"

O Maia BD - Festival Internacional de Banda Desenhada regressa de 24 a 26 de maio com exposições, lançamentos de obras, cinema e oficinas, com a esperança de "captar novos públicos", disse esta sxta-feira à Lusa a organização.

Homofobia esconde-se nas ruas do Porto mas é protagonista nas redes sociais

Pela primeira vez, e no aniversário dos 50 anos da liberdade em Portugal, a Câmara do Porto deu um passo, aplaudido por uns e criticado por outros. A fachada dos Paços do Concelho iluminou-se, na véspera desta sexta-feira, com a bandeira LGBTQIA+, para assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Mas entre progressos e uma luta que não se faz apenas no mês de junho, o preconceito ainda existe e persiste? Os portuenses respondem.