FC Porto com Atlético, Zenit e Áustria Viena no Grupo G da Liga dos Campeões

FC Porto com Atlético, Zenit e Áustria Viena no Grupo G da Liga dos Campeões
| FC Porto
Porto Canal

Dois velhos conhecidos (Atlético de Madrid e Zenit) e um estreante (Áustria de Viena) na fase "milionária" da prova acompanham o FC Porto em nova demanda na Liga dos Campeões de futebol, emparelhados no Grupo D.

Ditou o sorteio que, entre outras particularidades, o brasileiro Hulk (caso não se transfira nos últimos dias de mercado) regresse ao Estádio do Dragão, agora ao serviço da equipa à qual foi "vendido" por 60 milhões de euros, no início da época passada.

A equipa russa, que integrava o pote 3 da "roda da sorte" no Mónaco, conta ainda com dois internacionais portugueses -- Danny e Luís Neto -, e tem no seu historial recente um confronto positivo (em duas mãos) com os "dragões", então treinados por Vítor Pereira.

Foi na edição de 2011/12, ainda com o "Incrível" de azul e branco, que o Zenit "estragou" a passagem do FC Porto aos oitavos de final da prova, com um empate sem golos no Dragão e uma vitória por 3-1 em São Petersburgo (golo de James Rodriguez).

Ao contrário, o adversário teoricamente mais difícil - constava do pote 2 -, o Atlético de Madrid, é sinónimo de contas mais positivas para os comandados de Paulo Fonseca, treinador que também se estreia na competição de elite.

Em quatro confrontos no âmbito da "Champions", o FC Porto soma duas vitórias e dois empates frente aos "colchoneros": 0-0 e 2-2 em 2008/09, já nos oitavos de final, 2-0 e 3-0 em 2009/10, em fase de grupos (em casa e fora, respetivamente).

Jesualdo Ferreira dirigia a equipa portista e, na primeira época, o argentino Lisandro Lopez marcou os dois golos no Vicente Calderón, tendo Falcao (dois), Rolando, Bruno Alves e Hulk marcado os cinco da temporada seguinte.

Mas este Atlético de Madrid, com o português Tiago no plantel e treinado pelo argentino Diego Simeone, está muito diferente das versões anteriores, tanto mais que, na época finda, andou a "morder os calcanhares" aos dois colossos do seu país -- FC Barcelona e Real Madrid -, ao que somou a conquista de uma Liga Europa (com o ex-portista Falcao, em 2011/12) e uma Taça de Espanha (2012/13).

Por fim, o Áustria de Viena ("extraído" do pote 4) é um estreante na fase final da competição, na qual já andou a "bater à porta" em momentos de qualificação anteriores.

Cruzou-se com o FC Porto em 2002/03, na segunda eliminatória da antiga Taça UEFA (atual Liga Europa), quando perdeu em casa por 1-0 e fora por 2-0.

José Mourinho era o treinador dos "dragões" e marcaram os três golos Derlei (dois) e Hélder Postiga.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.