Cavaco fala em "erro estratégico de negociação" do Governo grego

| Economia
Porto Canal / Agências
Póvoa de Varzim, 14 jul (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje que a situação da Grécia "é um bom exemplo de como erros cometidos por um Governo numa negociação externa podem conduzir a sacrifícios muito grandes para as populações".

Na Póvoa de Varzim, no final de uma jornada dedicada à Fileira da Pesca, Cavaco Silva foi questionado sobre o acordo alcançado entre a Grécia e as instituições internacionais, garantindo que sempre esteve "convencido que na 25.ª hora seria encontrada uma solução" já que tem "uma certa tendência para olhar com muito menos excitação para estas crises da União Europeia do que os analistas".

"Este é um bom exemplo de como erros cometidos por um Governo numa negociação externa podem conduzir a sacrifícios muito grandes para as populações", disse, antecipando que "fará parte no futuro dos exemplos dos livros da economia política das crises como um erro estratégico de negociação".

O Presidente da República destacou que o acordo é "muito mais duro do que aquilo que estava sobre a mesa antes do referendo", receando que em alguns "a execução seja difícil".

JF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.