Paulo Portas diz que relatório da IGF coloca "questões sérias" sobre o funcionamento da AT

| Política
Porto Canal / Agências
Lisboa 27 mai (Lusa) -- O vice-primeiro ministro, Paulo Portas, declarou hoje, em Lisboa, que o relatório do Inspeção-Geral das Finanças (IGF), divulgado na terça-feira, aponta para questões sérias sobre o funcionamento da Autoridade Tributária (AT) e sobre quem manipula os dados dos contribuintes portugueses.

"(...) o relatório coloca questões sérias sobre o funcionamento da AT. Questões sérias quanto aos utilizadores internos e questões sérias quanto aos utilizadores externos. Todas estas matérias têm de ser objeto de regulação firme e impedimento de abusos e garantia para os contribuintes, todos, e cada um deles, que os seus direitos estão protegidos", disse aos jornalistas Paulo Portas.

O vice-primeiro-ministro fez estas declarações à margem da Conferência "Português: língua de oportunidades", organizada no âmbito dos 150 anos do Diário de Notícias, na qual participou.

Divulgadas na terça-feira, as conclusões do inquérito da IGF à atuação da Autoridade Tributária confirmaram que existiu no Fisco, por mais de cinco meses, um sistema que monitorizava o acesso aos dados fiscais do Presidente da República, Cavaco Silva, do primeiro-ministro, Passos Coelho, do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, recomendando a instauração de procedimentos disciplinares aos dirigentes envolvidos na criação da denominada 'lista VIP'.

CSR(SS) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".