Distrital do PS acusa Governo de "profundo desrespeito" pelos autarcas na Metro do Porto

| Política
Porto Canal / Agências
Porto, 26 mai (Lusa) - A distrital do PS/Porto repudiou hoje o "profundo desrespeito" do Governo em relação aos autarcas enquanto acionistas da Metro do Porto ao impedir a eleição de órgãos sociais da empresa e a aprovação do seu orçamento para 2015.

As contas de 2014 da Metro de Porto - cujo prejuízo se agravou para os 400 milhões de euros face aos 47,6 milhões registados em 2013 - foram hoje aprovadas em assembleia-geral, tendo os pontos relativos à eleição de novos órgãos sociais e aprovação do orçamento para 2015 sido retirados da agenda da agenda porque o representante do acionista Estado entendeu "não considerar oportuno" serem tratados agora.

Em comunicado, a federação distrital do Porto do PS "torna público o repúdio face ao constante e reiterado desrespeito em relação aos autarcas - enquanto acionistas do Metro do Porto - e à AMP por parte do Governo".

Esta retirada "sem aviso prévio e com a difusa justificação de que não havia condições para votar o ponto constante na ordem de trabalhos relativo à eleição dos novos órgãos sociais da empresa" surge, na opinião do PS/Porto, "no seguimento de uma conduta que subalterniza e desrespeita autarcas legitimamente eleitos".

Para os socialistas, esta atitude "demonstra um profundo desrespeito do Governo que continua a agir com arrogância e desprezo para com a AMP e a Região, num pressuposto de supremacia face aos restantes acionistas da empresa Metro do Porto".

"A Federação Distrital do Porto do Partido Socialista considera este um comportamento pouco democrático e profundamente reprovável, censurando as práticas políticas centralistas deste Governo", conclui.

JF (JAP) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.