Paulo Sousa conduz Basileia ao sexto título consecutivo de campeão da Suíça

Paulo Sousa conduz Basileia ao sexto título consecutivo de campeão da Suíça
| Desporto
Porto Canal / Agências

O Basileia, treinado pelo português Paulo Sousa, sagrou-se hoje campeão suíço de futebol, naquele que é o segundo título do técnico luso em duas épocas, depois ter conseguido o mesmo feito em Israel ao serviço do Maccabi Telavive.

A jogar em casa, o Basileia cumpriu os 'serviços mínimos' e manteve até ao final um 'nulo' (0-0) com o Young Boys, que serviu perfeitamente a ambição do clube em chegar ao sexto campeonato consecutivo (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015).

Ao técnico bastava que o seu Basileia empatasse hoje, quando ainda faltam disputar mais três jornadas, visto que defrontava o rival e segundo classificado Young Boys, que assim fica a 11 pontos, quando apenas estão nove pontos em discussão.

O Basileia torna-se ainda o segundo clube com mais títulos de campeão na Suíça, com 18, ainda longe de Grasshopper, com 27, e que levantou o troféu pela última vez em 2003. Em terceiro surge o Servette, com 17.

Paulo Sousa enquanto técnico passou pelos escalões de formação da seleção, por Inglaterra (Swansea, Leicester e Queens Park Rangers), Hungria (Videoton), Israel (Maccabi Telavive) e agora Suíça (Basileia).

Este é o quarto troféu importante da sua carreira como treinador, iniciada em 2005, depois do campeonato israelita e da supertaça e Taça da Liga da Hungria.

Paulo Sousa, antigo futebolista de Benfica e Sporting, de 44 anos, brilhou enquanto jogador ao serviço da Juventus e Borussia Dortmund, e como treinador conseguiu a conquista duas ligas diferentes em dois anos consecutivos.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.