Fátima: Vínculo da fé católica entre Portugal e Brasil é mais forte que o da língua

| País
Porto Canal / Agências
Fátima, Santarém, 13 mai (Lusa) - O arcebispo de Aparecida afirmou hoje, na missa que encerra a peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Fátima, que o vínculo mais forte entre Portugal e o Brasil é o da fé católica, superando o do idioma.

"Estão unidos, por especiais vínculos de fraternidade, esta querida pátria lusitana e o Brasil, Terra de Santa Cruz. Sem dúvida que o vínculo mais forte é o da fé católica, mais forte, ousaria dizer, do que a língua comum, que nos permite comunicar com facilidade", disse o cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Aos milhares de fiéis -- segundo o santuário são 210 mil - que se encontram no recinto, este ano com condicionalismos devido à construção de um novo altar, o arcebispo referiu-se à devoção mariana nos santuários de Fátima e de Aparecida.

"Os anos 17 do século XVII e XX são marcados por especiais eventos marianos, lá e aqui. Lá, no Brasil, em 1717 o encontro extraordinário da imagem milagrosa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida", explicou, adiantando que em Portugal, em 1917, ocorreu "a milagrosa aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos".

Para Raymundo Damasceno Assis, "os detalhes das devoções que se formam são diferentes, aqui e lá, mas é comum o rico e profundo ambiente de oração que se cultiva e cresce".

Aludindo à entronização da imagem da Virgem Aparecida, padroeira do Brasil, na terça-feira, na escadaria norte, no recinto, no início da peregrinação, o arcebispo considerou que se manifesta, "ainda mais claramente, os vínculos que unem" os dois países, que "são vínculos de fé católica e de verdadeira devoção à Virgem".

Sobre os acontecimentos de Fátima, em 1917, quando o mundo assistia às "atrocidades da 1.ª Guerra Mundial", o cardeal referiu que "chamam à atenção de um coração humano, o Imaculado Coração de Maria".

"É do coração humano que brotam as atrocidades, mas é também de um coração humano, todo ele transfigurado pela graça de Deus, que brota a paz", acrescentou Raymundo Damasceno Assis.

A missa está a ser concelebrada por 39 bispos e 380 padres, informou o templo.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).