13 de Maio leva 35 mil peregrinos a pé a Fátima

13 de Maio leva 35 mil peregrinos a pé a Fátima
| País
Porto Canal (PYR e JYL)

Este ano, o número de peregrinos que caminham a pé até Fátima deverá atingir os 35 mil. O recinto tem capacidade para receber no máximo 300 mil, mas no local já estavam presentes 200 mil peregrinos.Durante a manhã e início da tarde de terça-feira esperavam-se os últimos grupos, a tempo de acompanharem o início da peregrinação, marcado para as 18:30.

Na tarde de segunda-feira, no recinto de oração, já se notava a presença de vários brasileiros. Estavam inscritos vários grupos de peregrinos, que vieram assistir às celebrações presididas pelo arcebispo de Aparecida e ouvir as palavras do cardeal D. Raymundo Damasceno Assis.

Nos Serviços de Apoio ao Peregrino estão inscritos 14 grupos brasileiros (só um deles conta com 400 pessoas), e mais de 143 grupos de países distantes, como Ruanda e Myanmar.

A dois anos do centenário das Aparições, a Autoridade Nacional de Protecção Civil mobilizou "a maior equipa de sempre" de profissionais. O dispositivo instalado em Fátima inclui um posto médico avançado e um hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica com todas as capacidades, incluindo a unidade cirúrgica.

Entre os dias 12 e 13 de Maio, 200 elementos da GNR encontram-se no recinto. No atendimento ao peregrino estão disponíveis 76 postos ao longo das estradas, com mais de 100 voluntários da Cruz Vermelha, Ordem de Malta, Bombeiros e Escuteiros. Ainda terá disponível um hospital e posto médico a funcionar durante 24 horas, onde uma equipa de 45 profissionais (incluindo 11 médicos e 12 enfermeiro) poderá ajudar a qualquer momento.

Velas da procissão valem 130 mil euros

As velas acendidas pelos peregrinos, durante a noite, na Procissão das Velas, valem 130 mil euros. Em média, cada um dos 200 mil peregrinos esperados para a noite de terça-feira segurou pelo menos uma vela, que lhe custou 50 cêntimos, se tiver sido comprada no Santuário de Fátima. Ao valor indicado acresce também o o custo do copo, para proteger a roupa e as mãos, no valor de 15 cêntimos.

O consumo feito pelos peregrinos em velas e também figuras de cera, tem aumentado no últimos anos. No ano de 2014, mais de 21 toneladas de cera foram derretidas nos dois dias de peregrinação, valor parecido com o do ano anterior, no entanto ainda inferior ao de 2012, 32 toneladas.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados