Fátima: Afluência de peregrinos a posto de socorros sem aumento apesar do calor

| País
Porto Canal / Agências
Fátima, Santarém, 12 mai (Lusa) - A afluência de peregrinos ao posto de socorros do Santuário de Fátima mantém-se idêntica à do ano passado, com 243 pessoas atendidas até às 11:00 de hoje, informou o responsável pelo serviço.

"Desde o início da tarde de dia 10 [domingo] até às 11:00 [de hoje] foram registados 243 atendimentos de peregrinos, na sua maioria com situações clínicas clássicas", disse à agência Lusa Rui Correia de Oliveira, responsável pelos serviços de saúde no Santuário de Fátima.

De acordo com o mesmo responsável, "apenas em dois casos houve necessidade de transferência para os hospitais de retaguarda por situações de suspeita de fratura e realização de exames".

Ao serviço de lava-pés recorreram, até à mesma hora, 694 peregrinos, dos quais 106 foram atendidos na tarde do dia 10, 479 durante todo o dia de segunda-feira, e, na manhã de hoje, 109.

Apesar do calor "não têm sido registados casos relacionados com a temperatura" e o número de peregrinos atendidos "é o normal para uma peregrinação que acontece durante a semana", esclareceu ainda Rui Correia de Oliveira.

Mário Silvestre, comandante Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, afirmou à Lusa que "a assistência a peregrinos está a decorrer de forma normal", com a procura dos serviços a registar "valores normais" para a peregrinação de 12 e 13 de maio.

Para garantir a assistência e o socorro aos milhares de peregrinos que se encontram no santuário, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, tem acionado, até quarta-feira (dia 13), a operação "Fátima 2015"

Segundo a ANPC, a operação insere-se no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e envolve um total de 13 entidades, incluindo os corpos de bombeiros do distrito de Santarém, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Força Especial Bombeiros (FEB) da ANPC, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e o Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Na operação estão envolvidos oito elementos da estrutura operacional e área técnica da ANPC, 16 elementos da Força Especial de Bombeiros, 126 bombeiros apoiados por 58 viaturas, 38 elementos do INEM [com um hospital de campanha, duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) e duas motas de suporte imediato de vida], 25 elementos da Cruz Vermelha Portuguesa e 15 elementos dos Escuteiros.

DYA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.