Fátima: Imagem peregrina inicia hoje primeira visita pelas dioceses portuguesas

| País
Porto Canal / Agências
Fátima, Santarém, 13 mai (Lusa) -- A primeira imagem peregrina de Fátima, que na década de 1950 percorreu o mundo e foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, iniciou hoje a primeira peregrinação às dioceses portuguesas.

A imagem entrou no recinto do santuário numa viatura que foi benzida na segunda-feira, na qual vai fazer a peregrinação, no momento que antecedeu a procissão do adeus, com que encerram as celebrações religiosas de 12 e 13 de maio.

Na oração que marcou o início da peregrinação da imagem, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, pediu à Virgem para ser "conselho dos que governam e dos que trabalham pela paz" e olhe "para a condição dos que vivem as dificuldades do mundo contemporâneo".

"Ampara as crianças, os adolescentes e os jovens, sê a esperança dos idosos, a saúde dos enfermos e a esperança dos atribulados", pediu António Marto, solicitando ainda à Virgem para guiar "os bispos, presbíteros e diáconos de cada igreja particular", mas também para ser o "alento de todos os consagrados, a "alma de cada família" e a "alegria dos agentes da pastoral".

Rumo a Viseu, a primeira etapa desta iniciativa, a imagem percorreu depois o corredor central do recinto até à Basílica da Santíssima Trindade, onde à sua passagem se ouviram palmas e os peregrinos acenaram com lenços brancos, repetindo o gesto com que tradicionalmente os fiéis se despedem da Virgem na procissão do adeus.

Em declarações à agência Lusa, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, afirmou que "é a primeira vez que [a imagem peregrina] vai num périplo propositadamente pelas dioceses".

"A iniciativa da visita da imagem peregrina às dioceses portuguesas nasceu precisamente desta perceção de que, por um lado, a devoção a Nossa Senhora de Fátima é muito grande; por outro lado é Nossa Senhora que vai visitar as comunidades, convidando-as a vir cá em 2016-2017 para a celebração do centenário das aparições", declarou Carlos Cabecinhas, acreditando que "a recetividade nas comunidades diocesanas será enorme".

Depois de Viseu, a imagem continua a peregrinação por Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego e Coimbra.

Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Funchal, Aveiro, Angra do Heroísmo e Porto são as dioceses que seguem, culminando a peregrinação, dentro de um ano, na diocese de origem, Leiria-Fátima, em maio de 2016.

A primeira imagem peregrina de Fátima, feita segundo indicações da irmã Lúcia, foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada pelo arcebispo de Évora a 13 de maio de 1947, tendo desde esta data, por diversas vezes, percorrido o mundo inteiro.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.