Fátima: Fila no santuário para acender velas a seis horas do início da peregrinação

| País
Porto Canal / Agências
Fátima, Santarém, 12 mai (Lusa) -- Dezenas de peregrinos faziam pelas 12:00 de hoje fila para acender velas no tocheiro do recinto do Santuário de Fátima, a cerca de seis horas do início da peregrinação internacional aniversária de maio ao templo.

À agência Lusa, o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, afirmou que "o gesto de acender uma vela é uma manifestação antiga em Fátima, sinal da grande devoção dos peregrinos a Nossa Senhora".

"Verificamos que é feito como sentido de agradecimento por graça que o devoto entende atribuir à intercessão de Nossa Senhora e, tantas vezes, como gesto de súplica pela ajuda do Céu", declarou Carlos Cabecinhas.

Por outro lado, "Fátima é também entendida como lugar de irradiação da luz de Deus através de Nossa Senhora para o mundo", considerou o sacerdote, salientando que, "por isso, esta luz que cada peregrino acende individualmente como que se junta a este gesto universal que pretende iluminar o mundo".

Na fila, que em vários momentos se prolonga do tocheiro -- onde se veem labaredas - ao local onde se adquirem as velas, crianças, jovens e adultos, portugueses e estrangeiros, transportam artigos em cera.

Eva Faria, peregrina de Famalicão, segura nas mãos velas "pelos netos, filhos e genros".

"É a devoção", declarou a peregrina, de 61 anos, enquanto Cátia Aleixo, de 26 anos, oriunda de Macedo de Cavaleiros, explicou que acender velas é uma "forma de agradecer".

Andreia Ribeiro, de 25 anos, estava também na fila, depois de uma caminhada a pé com origem em Penafiel, "para cumprir uma promessa".

As velas que carrega são "pela família, pela família", repete, adiantando que, ao chegar ao santuário, sente uma "sensação de alívio e do dever cumprido", completado também ao depositar as velas.

O ano passado, entre a noite do dia 11 de maio e a tarde de dia 12, em menos de 24 horas, foram queimadas no tocheiro quase 21 toneladas de cera, revelou a instituição.

A primeira grande celebração do ano ao maior templo mariano do país começa às 18:30, na Capelinha das Aparições, e, logo depois, a imagem de Aparecida, Brasil, vai ser entronizada na escadaria norte, no Santuário de Fátima.

Hoje, um dos momentos mais aguardados é a procissão das velas, seguindo-se a missa. As cerimónias religiosas terminam na quarta-feira, com missa, bênção dos doentes e procissão do adeus.

Até segunda-feira, o serviço de peregrinos do santuário recebeu inscrições de 148 grupos de fiéis oriundos de quase 30 países, sendo os mais representados Portugal, Itália e Brasil. Deste último, marca presença uma delegação de Aparecida, do Brasil, com mais de 400 pessoas.

O cardeal arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno Assis, preside à peregrinação.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.