Fátima: INEM tem "maior equipa de sempre" excluindo visita de Bento XVI

| País
Porto Canal / Agências
Fátima, Santarém, 11 mai (Lusa) -- O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai ter em Fátima, entre hoje e quarta-feira, "a maior equipa de sempre" de apoio aos peregrinos, não incluindo a visita do papa emérito Bento XVI, em 2010.

A Operação Fátima 2015 integra um hospital de campanha e um posto médico avançado.

Há cinco anos, a visita de Bento XVI "foi um evento excecional", em que o INEM envolveu 380 profissionais e 83 viaturas, o que não acontece "em anos comuns", os quais incluem esta peregrinação internacional de maio, disse fonte daquele instituto.

Neste posto médico, entre hoje e quarta-feira, vão funcionar durante 24 horas duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER), além de quatro motociclos de emergência médica, informou hoje o INEM.

"A operacionalidade deste dispositivo obriga à intervenção média diária de 11 médicos, 12 enfermeiros, nove técnicos de emergência, três técnicos operadores de telecomunicações de emergência, dois psicólogos, dois radiologistas, cinco elementos do Gabinete de Logística e Operações, técnicos de informática e o coordenador", referiu aquele organismo em comunicado.

Nestes três dias, o INEM "está apto a garantir a coordenação de todas as atividades de saúde, em ambiente pré-hospitalar, triagem, evacuações primárias e secundárias e a referenciação e transporte para as unidades de saúde mais adequadas de qualquer situação de emergência médica que possa ocorrer durante a peregrinação ao santuário de Fátima", com a presença no terreno de 45 profissionais em média por dia.

No domingo, a Proteção Civil revelou que vai testar, na terça e na quarta-feira, na peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, meios e procedimentos para uma visita papal.

"No dispositivo que vai estar em Fátima, vamos testar algumas valências e procedimentos com vista a uma eventual visita do papa em 2017", afirmou à agência Lusa o comandante distrital de operações de socorro de Santarém, Mário Silvestre, adiantando que na cidade vai estar o hospital de campanha do INEM, com todas as valências, incluindo a unidade cirúrgica.

CSS (SR) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.