Governo do Nepal tenta reabrir estradas e recupera parte da electricidade

| Mundo
Porto Canal / Agências

Katmandu, 27 abr (Lusa) - O Governo do Nepal mantém mobilizado todo o seu pessoal em tarefas de resgate e trabalha para a reabertura das estradas no vale central, enquanto recupera parte do sistema de eletricidade.

O chefe da Secretaria do Executivo do Nepal, Leela Mani Poudyal, declarou hoje à Efe que "o Governo mobilizou todos os recursos para tratar de dar resposta e ajudar a população".

Afirmou que, neste momento, 15 helicópteros se deslocam a diferentes pontos do vale central, onde fica Katmandu e que sofreu os maiores efeitos do sismo de 7,9 na escala de Richter.

O responsável explicou que as estradas que ligam as cidades nas encostas das montanhas estão muito deterioradas, mas estão a ser feitos todos os esforços para restabelecer as ligações.

Fonte da companhia de eletricidade do Nepal confirmou à Efe que já foi possível restabelecer 75% do fornecimento de energia e espera-se chegar aos 85% ao final da tarde de hoje.

As comunicações telefónicas continuam gravemente afetadas desde que uma réplica de magnitude 6,7 voltou a atingir o país no domingo.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Insólito. Mulher filmada a dormir no compartimento de bagagem de um avião

O caso insólito ocorreu num voo da companhia aérea Southwest Airlines, com sede nos Estados Unidos da América, e o vídeo do momento já soma milhões de visualizações. A mulher foi filmada no interior de um compartimento de bagagem do avião.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.