Passos espera novas medidas de Conselho Europeu extraordinário

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 abr (Lusa) - O primeiro-ministro português afirmou hoje esperar que sejam tomadas novas medidas em Conselho Europeu extraordinário, possivelmente esta semana, para evitar tragédias no Mediterrâneo como o naufrágio deste fim de semana que provocou mais de 700 mortos.

"Teremos, muito provavelmente, esta semana a ocasião de reunir ao nível do Conselho Europeu de forma extraordinária para analisar esta situação e para, muito provavelmente, tomar novas medidas", declarou Pedro Passos Coelho, considerando que "ninguém com certeza convocaria uma reunião para fazer uma mera reflexão" e que "alguma decisão há de ser tomada".

Em conferência de imprensa, no final da XII Cimeira Luso-Marroquina, em Lisboa, o primeiro-ministro português defendeu que a União Europeia deve tratar "esta questão da imigração ilegal" como "um problema de todos" os Estados-membros, acrescentando: "Isso significa, portanto, que os meios que estão à disposição para evitar estas tragédias possam ser reforçados".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.