Bolsa de Lisboa em alta com BPI e BCP a subirem cerca de 6%

Bolsa de Lisboa em alta com BPI e BCP a subirem cerca de 6%
| Economia
Porto Canal

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje ao início da manhã em alta, com as ações do BPI e do BCP a subirem cerca de 6%.

Cerca das 09:35 em Lisboa, o PSI20, que inclui 18 empresas, estava a subir 0,95% para 5.701,22 pontos, com 11 cotadas a negociarem em terreno positivo, duas estáveis e cinco a descerem.

As ações do BPI e do BCP eram as que mais ganhavam, estando a subir 6,91% para 1,454 euros e 5,52% para 0,088 euros, respetivamente.

Fonte oficial da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) confirmou, na segunda-feira à Lusa, que pediu esclarecimentos a Isabel dos Santos sobre a eventual intenção da empresária defender uma fusão entre o BPI e o BCP.

A indicação do regulador surge após o Expresso 'online' ter noticiado que Isabel dos Santos, segunda maior acionista do BPI, através da empresa Santoro, vai propor que se iniciem conversações entre o BPI e o BCP - onde a Sonangol detém a maior posição acionista - com vista a esta fusão.

O objetivo será travar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) do CaixaBank sobre o BPI, liderado por Fernando Ulrich.

Entretanto, o presidente do CaixaBank, maior acionista do BPI, desvalorizou a notícia de que Isabel dos Santos pretende "travar" a OPA que o banco catalão deverá lançar sobre o resto do capital do banco português, afirmando que "o jogo ainda agora começou".

O CaixaBank anunciou a 17 de fevereiro a intenção de adquirir a maioria do capital do BPI por 1,329 euros por ação, num total de 1,082 mil milhões de euros.

O banco catalão é o maior acionista do BPI, com 44,1% do banco, contando com quatro membros no Conselho de Administração do banco português, seguindo-se a empresária angolana Isabel dos Santos, através da Santoro, com 18,6%, e o Grupo Allianz, com 8,4%.

O CaixaBank ofereceu 1,329 euros por cada ação do BPI, um valor que representou um prémio de 27% face ao valor das ações um dia antes do anúncio. Contudo, o CaixaBank poderá estar a ser pressionado a elevar a oferta.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.