Caixabank mantém preço da OPA sobre o BPI e descarta fusão com BCP

Caixabank mantém preço da OPA sobre o BPI e descarta fusão com BCP
| Economia
Porto Canal

O Caixabank reafirmou hoje que mantém a intenção de concretizar uma OPA sobre o BPI ao preço de 1,329 euros por acção, valor que considera "adequado", e recusa avaliar uma "eventual fusão" daquele banco com o BCP.

"O CaixaBank, sempre com o máximo respeito por todas as opiniões dos acionistas do BPI e do seu conselho de administração, considera que o preço da sua Oferta é adequado e que o seu projeto é benéfico para o BPI e para os seus acionistas", indica o banco catalão, maior acionista do BPI, com 44,1 por cento, em comunicado enviado aos reguladores de Espanha e de Portugal.

Por outro lado, o CaixaBank "manifesta que, no atual contexto, não pode avaliar uma eventual fusão entre o BPI e o BCP, cujos termos não foram todavia propostos".

A posição Caixabank surge no dia seguinte ao Conselho de Administração do Banco BPI ter considerado que o preço da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pelo CaixaBank sobre aquela entidade "não reflete o valor atual" do banco e não partilha com os acionistas as sinergias anunciadas.

Segundo este órgão, presidido pelo histórico Artur Santos Silva, "o preço que reflete o valor total atual do BPI é de 2,04 euros por ação", especificando que, dentro deste valor unitário por título, 1,12 euros correspondem à valorização da atividade doméstica e 0,92 euros são relativos à atividade internacional do banco.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.