Grécia adia para quinta-feira pedido de prolongamento do "crédito"

Grécia adia para quinta-feira pedido de prolongamento do "crédito"
| Economia
Porto Canal

O Governo grego vai apresentar na quinta-feira o pedido de prolongamento do "crédito" aos parceiros europeus, um pedido que chegou a estar previsto para hoje, segundo fontes do governo grego citadas pelas agências internacionais.

O pedido foi adiado por "razões de tempo", disseram as fontes à agência Efe.

O porta-voz do Governo de Atenas, Gavriil Sakelaridis, tinha indicado de manhã que o pedido seria formalizado ainda hoje e que a Grécia pediria um prolongamento do "crédito", mas não do programa vinculado ao mesmo e que teria como ponto de partida um texto apresentado pelo comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, assinalou em entrevista à televisão pública alemã que a extensão do crédito "obviamente" que estaria ligada a "três ou quatro condições", mas não deu detalhes sobre os possíveis requisitos.

A proposta de Moscovici, que Varoufakis disse estar preparado para assinar na segunda-feira, acabou por ser afastada pelo Eurogrupo.

Segundo a referida agência, o texto falava da possibilidade de se prolongar o "empréstimo" por quatro meses, em vez de exigir o prolongamento do "programa" como previa a proposta apresentada pelo presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, documento que foi rejeitado pela Grécia.

O presidente do Eurogrupo, que anunciou que a Grécia teria até sexta-feira para pedir um prolongamento do atual programa de resgate, deverá agora decidir se a proposta de Atenas é a base suficiente para a convocação de uma nova reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

Em menos de uma semana, o Eurogrupo reuniu-se por duas vezes em Bruxelas para encontrar uma solução para a Grécia, mas as duas reuniões acabaram sem acordo, com o atual programa de assistência financeira ao país a terminar no fim deste mês.

Um porta-voz do Ministério das Finanças alemão reiterou hoje que a extensão da assistência financeira à Grécia exige a apresentação de um pedido de prolongamento do "atual programa de resgate" e o cumprimento das condições e reformas que tinham sido assumidas como compromisso.

A Grécia está sob assistência financeira desde 2010 e recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional no total de 240 mil milhões de euros em troca de duras medidas de austeridade.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.