Bruxelas quer ver proposta grega por escrito antes de negociar

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 18 fev (Lusa) - A Comissão Europeia aguarda uma proposta escrita de Atenas antes de se pronunciar sobre uma eventual prorrogação do programa de ajustamento, anunciou hoje, em Bruxelas, o comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis.

"Temos que ver por escrito a proposta do Governo grego, só depois poderemos comentar" o seu conteúdo, disse, em conferência de imprensa, o comissário, salientando que a decisão cabe, não à 'Comissão Juncker', mas ao Eurogrupo.

"Temos que ver exatamente o texto, para ver exatamente o que diz", reiterou, lembrando que o atual programa ajustamento contém fundos a transferir ainda para a Grécia, mas Atenas terá que pedir a sua extensão e "concordar com a sua revisão".

Ao executivo de Alexis Tsipras, o comissário deixou a mensagem de que "não deve adotar medidas unilaterais", numa alusão à votação prevista para sexta-feira, pelo Parlamento grego de um pacote legislativo de medidas sociais.

Dombrovskis disse ainda que cabe ao presidente do Eurogrupo, Joeren Dijsselbloem, decidir sobre a convocação de uma nova reunião do fórum dos ministros das Finanças da zona euro, salientando não haver qualquer divisão entre este e a Comissão Europeia sobre a questão grega.

"Tudo vai depender do conteúdo do que vai ser apresentado e compete ao presidente do Eurogrupo decidir se convoca uma nova reunião", referiu, acrescentando que se mantém a "abordagem do Eurogrupo: prolongamento do programa atual, oferecendo alguma flexibilidade, que pode passar pela substituição de algumas medidas por outras de igual valor orçamental".

Repetindo a posição de Bruxelas sobre a questão, de que a extensão do atual programa de resgate da 'troika' é a melhore solução de curto prazo pois permite negociar a longo prazo, Dombrovskis lembrou que "a situação da Grécia não está a melhorar".

Segundo a televisão pública Nerit, que citava na terça-feira uma fonte governamental, o Governo grego está a analisar a possibilidade de pedir hoje a extensão do financiamento europeu, mas sem que isso envolva uma prorrogação do plano de resgate.

IG (PAL) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.