Parlamento grego vota medidas sociais a partir de sexta-feira

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 17 fev (Lusa) -- O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou hoje a votação, no parlamento, de medidas sociais a partir de sexta-feira, data limite dada pelo Eurogrupo à Grécia para pedir uma extensão do seu programa de ajuda.

Estas medidas "vão fortalecer os empregados, os desempregados, as pequenas e médias empresas e vão relançar a economia", explicou Tsipras.

As medidas contrariam as recomendações do programa de ajuda.

"A Grécia não aceita as condições e os ultimatos", afirmou Tsipras perante os deputados do seu partido da esquerda radical Syriza.

Tsipras acusou ainda o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, de ter "perdido o seu sangue frio" e de se ter "dirigido de modo humilhante à Grécia" quando referiu ter "pena dos gregos" durante as discussões do Eurogrupo na segunda-feira em Bruxelas.

"Com grande respeito e amizade, gostaria de lhe dizer que devia ter pena das pessoas que andam com as cabeças dobradas", disse Tsipras, numa referência à recusa da Grécia de se curvar perante a Alemanha em termos de austeridade.

As medidas sociais vão enfrentar a "crise humanitária causada pelos erros na receita do resgate", disse.

"Esta é a dívida que devemos pagar primeiro. Não vamos trair a confiança do povo grego", adiantou.

PAL // NS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.