Pedro Lomba afirma que "inconsistências" em documentos que envolvem Pais Jorge nos 'swap' estão a ser averiguadas

Pedro Lomba afirma que "inconsistências" em documentos que envolvem Pais Jorge nos 'swap' estão a ser averiguadas
| Política
Porto Canal

O secretário de Estado adjunto do ministro-adjunto afirmou hoje que há "inconsistências problemáticas" que o Governo está a "averiguar" relativamente a documentos referentes ao envolvimento do secretário de Estado do Tesouro na tentativa de venda de ´swap' ao Executivo anterior.

"Foram detetadas inconsistências que nesta fase merecem análise e cuidado no que concerne ao documento que está a ser apresentado como suporte da presença do senhor secretário de Estado do Tesouro nas reuniões sobre a venda, a suposta venda, de ´swap', destinados à gestão da dívida pública e do défice", afirmou Pedro Lomba.

"O Governo está a averiguar e a clarificar esta questão. Ate ao fim do dia, serão prestados todos os esclarecimentos no que concerne a estas inconsistências problemáticas", disse o secretário de Estado adjunto do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional.

Pedro Lomba foi questionado sobre se as inconsistências se referem a alegadas contradições de declarações do secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, ou ao documento que permitiu ao canal de televisão SIC avançar que o atual governante esteve em 2005, enquanto quadro do Citigroup, em pelo menos três reuniões na residência oficial do primeiro-ministro, na época José Sócrates, para tentar vender contratos ´swap' que escondessem a dívida pública e disfarçassem o défice.

"Há uma apresentação que alegadamente terá sido feita no gabinete do primeiro-ministro, é essa apresentação que tem servido de suporte à afirmação de que o secretário de Estado esteve presente, conhecia e sabia do produto financeiro ali descrito", respondeu Pedro Lomba.

"As inconsistências referem-se a esta presentação, a este documento e à inferências que tem sido feitas entre esta apresentação e conclusão seguinte. Isto é que é o essencial para ajuizarmos da posição do secretário de Estado sobre esta matéria", acrescentou.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.