Salgado e Morais Pires conheciam todas as decisões relevantes

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 jan (Lusa) -- A ex-diretora do BES Isabel Almeida afirmou hoje no parlamento que o antigo líder do banco Ricardo Salgado e o ex-administrador Amílcar Morais Pires conheciam todas as decisões relevantes na instituição financeira.

"Nunca tomei nenhuma decisão relevante sem o conhecimento e o acordo prévio de Amílcar Morais Pires", afirmou Isabel Almeida quando questionada pela deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua na comissão parlamentar de inquérito à gestão do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo (GES).

A ex-diretora financeira do BES disse também que recebeu "instruções diretas" de Ricardo Salgado, "que foram sempre" comunicadas a Amílcar Morais Pires, que as validava.

"Tenho a convicção de que Ricardo Salgado tinha todo o conhecimento de todas as operações do departamento financeiro, de que Amílcar Morais Pires lhe comunicava todos esses factos", disse, respondendo ainda à deputada bloquista.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro passado e tem um prazo total de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

Os trabalhos dos parlamentares têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

SP/PPF // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.