"Perdeu-se o princípio de continuidade do BES"

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 jan (Lusa) - A ex-diretora financeira do BES Isabel Almeida disse hoje no parlamento que se perdeu o "princípio de continuidade" do banco, o mercado estava ansioso sobre a sua viabilidade ou não e essa foi uma das causas da sua queda.

Houve uma "derrocada imensa, uma incerteza imensa sobre a governação, processos, falência, pedidos de proteção, um conjunto de situações que deu origem a uma instabilidade dos mercados e a quebra de princípio de continuidade", sublinhou a responsável.

Isabel Almeida falava na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), onde está a ser ouvida desde as 09:00, sendo que pelas 12:00 ainda respondia ao primeiro de três blocos de perguntas dos parlamentares dos vários partidos.

"O princípio da continuidade do BES perdeu-se" ao longo do tempo, destacando a responsável o período junto à revelação dos prejuízos históricos do banco nos primeiros seis meses do ano.

"O mercado achava que não ia haver dia de amanhã", considerou a antiga diretora do Departamento Financeiro, de Mercados e Estudos do BES.

Mesmo sendo arguida no âmbito do processo relativo ao universo Espírito Santo, Isabel Almeida está a ser ouvida à porta aberta, embora com limitações em diversos temas.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro passado e tem um prazo total de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

Os trabalhos dos parlamentares têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

PPF/SP // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.