Mosqueira do Amaral ficou "assustado" quando soube de falsificações de contas

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) - O ex-administrador do BES Pedro Mosqueira do Amaral reconheceu hoje que ficou "assustado" quando soube que havia uma "falsificação de contas" na Espírito Santo International (ESI), 'holding' do Grupo Espírito Santo (GES).

Falando na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES, Mosqueira do Amaral sublinhou que tomou consciência da gravidade do problema no final de 2013, e quando tal se verificou garante que ficou "assustado".

"Fiquei mesmo assustado", asseverou, quando o ex-líder do BES e do GES, Ricardo Salgado, declarou que havia falsificações alegadamente conduzidas pelo contabilista responsável pelos números da ESI, Francisco Machado da Cruz.

No que refere ao GES, o ex-administrador do BES frisa que o grupo "não nadava em dinheiro" mas tal não significava que estivesse "falido".

"Nunca imaginei um buraco desta dimensão", realçou todavia perante os deputados.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro e tem um prazo de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

Os trabalhos têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

A 03 de agosto passado, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

PPF/DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.