Mosqueira do Amaral revela que sucessão de Salgado era discutida desde outubro de 2013

Mosqueira do Amaral revela que sucessão de Salgado era discutida desde outubro de 2013
| Economia
Porto Canal

O ex-administrador não executivo do BES disse hoje no parlamento que numa reunião do final de outubro do ano passado, a mudança do modelo de gestão do GES e a sucessão de Ricardo Salgado no BES foram debatidas.

"Posso confirmar essa reunião de 29 de outubro de 2013. Os tópicos aqui seriam a mudança de 'governance' [modelo de gestão] e começar o processo de sucessão [de Ricardo Salgado, presidente do BES]", afirmou o responsável perante os deputados que integram a comissão de inquérito ao caso BES/GES.

O responsável disse que ficou então decidido avançar com alterações no modelo de gestão do Grupo Espírito Santo (GES) porque "havia situações que tinham que ser resolvidas".

E realçou: "Quando é apresentado um facto que as contas são falsificadas e que pode haver problemas no banco em Angola, uma pessoa tem que agir".

O representante da família Mosqueira do Amaral no conselho superior do GES admitiu mesmo ter ficado "chocado" com as irregularidades nas contas da 'holding' Espírito Santo International (ESI).

Ainda assim, Mosqueira do Amaral disse que não entrou em conflito com o então presidente do Banco Espírito Santo (BES).

"Da nossa parte, não houve uma guerra com Ricardo Salgado", sublinhou.

E garantiu que só se começou a aperceber da situação que vivia o GES em 2013.

"Como é que temos que agir. Há uma responsabilidade. Se há uma pessoa que teve com decisões e vem-nos dizer que há contas falsificadas, temos que agir", frisou Mosqueira do Amaral.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.