Revisor de contas do GES diz que recusou integrar auditoria para manter relação com Salgado

Revisor de contas do GES diz que recusou integrar auditoria para manter relação com Salgado
| Economia
Porto Canal

O revisor de contas do GES José Manuel Macedo Pereira diz que recusou integrar a auditoria ao BES para manter a "relação pessoal" com Ricardo Salgado e após assistir a várias pessoas a "lamber as botas" ao ex-presidente do banco.

José Manuel Macedo Pereira está a ser ouvido hoje de manhã na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES, na qual revelou que recusou fazer parte da auditoria ao banco, "apesar do salário substancial", por "não ser daqueles que entra mudo e sai calado".

Por outro lado, o revisor oficial de contas disse que essa era "belíssima forma de cortar com favores" e de "manter a relação pessoal" com Ricardo Salgado, ex-presidente executivo do BES.

Questionado pelo deputado do PSD Pedro Saraiva sobre porque é que "se zangaria com Ricardo Salgado" caso integrasse a auditoria ao banco, Macedo Pereira recordou "situações constrangedoras" de várias pessoas.

"Quando os vi lamber as botas ao Dr. Ricardo Salgado, que vi muitas vezes, quis sempre preservar a relação de amizade com o Dr. Ricardo Salgado", afirmou o revisor oficial de contas do GES.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro passado e tem um prazo total de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

A suspensão dos trabalhos da comissão por altura da época de Natal e Ano Novo levou a que a contagem dos 120 dias fosse interrompida.

Os trabalhos dos parlamentares têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.