Sindicato diz que adesão à greve na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto é "pouco significativa"

| Norte
Porto Canal

A greve dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) está hoje a registar uma adesão "pouco significativa", na ordem dos 10%, entre os motoristas, disse à Lusa fonte sindical.

A decorrer desde as 00:00 de hoje e prolongando-se até às 02:00 de terça-feira, a greve foi marcada como protesto contra os cortes salariais impostos no Orçamento do Estado e contra a redução do pagamento do trabalho prestado em dia feriado.

Esta paralisação "já está marcada há muito tempo, numa altura em que foram marcadas greves em todos os dias feriado. A fraca adesão justifica-se porque o dia de hoje deixou de ser feriado e porque foi, entretanto, marcada uma outra greve para o próximo dia 09. Nesse dia, esperamos uma forte adesão dos trabalhadores", sublinhou o dirigente do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), Jorge Costa.

Os trabalhadores entregaram um pré-aviso de greve, de 24 horas, para 09 de dezembro, em "defesa da empresa e da sua componente pública ameaçada pelo processo de privatização/subconcessão, e pela reposição do quadro de efetivos, que garantam o cumprimento das obrigações da empresa para com os cidadãos da região do Porto".

Entretanto, foi conhecida a decisão do Tribunal do Trabalho do Porto que condenou a STCP a repor as remunerações salariais cortadas desde 2011 aos associados do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), considerando "totalmente procedente" a ação interposta pela estrutura sindical.

Nos termos da sentença, datada do passado dia 19 e a que a agência Lusa teve acesso, o tribunal condena a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) a "pagar aos trabalhadores [...] a parte das remunerações que reteve, reduziu e futuras que venha a reduzir ou a reter, com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2011 e de 01 de janeiro de 2012, acrescidas dos juros de mora legais até integral pagamento".

O tribunal determina, ainda, que a empresa faça "a evolução/progressão na carreira profissional dos trabalhadores associados, com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2011 e de 01 de janeiro de 2012, caso tal evolução/progressão seja negada ou restringida com fundamento na LOE [Lei do Orçamento do Estado] para 2011 e 2012".

A agência Lusa contactou a administração da STCP, aguardando ainda um comentário à decisão judicial.

Na passada sexta-feira, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que irá promover a fiscalização dos serviços das empresas privadas que, apesar das contingências, decidam concorrer e ganhem a subconcessão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

"Se o Governo não suspender [o concurso de subconcessão da STCP], esperamos que os privados, também eles, compreendam que, tendo esta concessão um valor negativo, não concorram", afirmou o autarca à margem da reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), na qual foi pedida a suspensão do concurso.

O autarca, que sexta-feira anunciou a desistência do município do concurso, explicou que, tratando-se de um negócio com "um valor negativo" e que "apresenta à partida prejuízo", então "não deve interessar a nenhum privado".

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou por unanimidade pedir ao Governo a suspensão do concurso de subconcessão da STCP e iniciar uma negociação que permita encontrar "uma oferta que melhor sirva" a população.

Depois de autarcas pedirem a suspensão do concurso de subconcessão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), o Governo reafirmou o compromisso de libertar as empresas públicas de transportes de Lisboa e do Porto de subsídios.

"O compromisso que o Governo tem no seu programa e na sua ação executiva é de libertar estas empresas de subsídios e de apoios por parte dos contribuintes e é esse o compromisso que nós iremos levar por diante", disse, em declarações à Lusa, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.