Câmara do Porto vai fiscalizar serviços de privados que concorram à STCP

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 nov (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, avançou hoje que irá promover a fiscalização dos serviços das empresas privadas que, apesar das contingências, decidam concorrer e ganhem a subconcessão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

"Se o Governo não suspender [o concurso de subconcessão da STCP], esperamos que os privados também eles compreendam que, tendo esta concessão um valor negativo, não concorram", afirmou o autarca à margem da reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) na qual foi pedida a suspensão do concurso.

O autarca, que hoje anunciou a desistência do município do concurso, explicou que tratando-se de um negócio com "um valor negativo" e que "apresenta à partida prejuízo", então "não deve interessar a nenhum privado".

"Se interessar a algum privado, nós cá estaremos depois para fiscalizar se subitamente esse privado tenta transformar isso num negócio interessante à custa da degradação do que são as condições mínimas do concurso", garantiu.

Sustentou que "qualquer privado que olhe para esta concessão, olhará para ela como uma concessão que dá prejuízo, e das duas uma, ou não concorre ou se concorrer ainda vai piorar mais aquilo que são as debilidades do concurso".

Paralelamente à subconcessão da STCP, decorre o concurso da metro do Porto, cuja concessão termina a 31 de dezembro o que leva Rui Moreira a avisar que a 01 de janeiro pode não haver serviço".

"Há esse perigo. Até prova em contrário, a concessão termina no dia 31 de dezembro [mas] a nós não nos passa pela cabeça que não se chegue a um entendimento no sentido de a Metro poder funcionar no dia 01 de janeiro", realçou.

O autarca do Porto criticou que "as duas coisas" [Metro e STCP] tenham sido misturadas, até porque "relativamente aos STCP, não havia pressa nenhuma".

Perante toda a situação, considera que "o que está a falhar é um modelo centralista, um modelo em que o governo decide que tudo aquilo que tem a ver com os STCP deve ser determinado sem que os municípios sejam ouvidos".

"Quem deve definir a rede, quem conhece melhor a rede dentro de cada um dos municípios, é o próprio município", frisou o autarca para quem a cidade do Porto "não aceita que subitamente alguém resolva alterar a rede em função de critérios que não tem a ver com a necessidade dos cidadãos".

Rui Moreira assegurou, por fim, que o município não terá "necessidade de ir a concurso" perante um novo caderno de encargos em que a equação económica seja positiva, a questão da intermodalidade for resolvida e a rede for a adequada.

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou hoje por unanimidade pedir ao Governo a suspensão do concurso de subconcessão da STCP e iniciar uma negociação que permita encontrar "uma oferta que melhor sirva" a população.

Os autarcas criticam o facto de "a rede posta a concurso ser a rede atual, que desde 2010 vem sofrendo cortes sucessivos de produção, e não aquela que resultara do acordo estabelecido em 2011 entre a Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e todos os operadores da Área Metropolitana do Porto (AMP), publicos e privados".

LIL (JAP) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.