Porto concluiu contactos sobre concurso da STCP, decisão anunciada sexta-feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 27 nov (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto disse hoje ter concluído os contactos com os autarcas da região sobre a participação no concurso de subconcessão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), remetendo para sexta-feira a divulgação de uma decisão.

Em declarações aos jornalistas à margem da Semana da Reabilitação, Rui Moreira recusou confirmar que a decisão está tomada, adiantando apenas que os contactos com os autarcas da região "estão feitos".

"Neste momento estamos a ultimar um documento que será divulgado", acrescentou, sem adiantar se mantêm ou desiste da intenção divulgada em agosto de a Câmara do Porto participar no concurso lançado pelo Governo para a subconcessão da STCP.

O Jornal de Notícias de hoje noticia que a Câmara desistiu de participar no concurso, pretendendo agora juntar os autarcas num apelo ao Governo para travar o procedimento.

O diário adianta que Moreira se encontrou na terça-feira com representantes das autarquias de Maia, Gaia, Valongo e Matosinhos, numa reunião em que esteve presente Hermínio Loureiro, presidente do Conselho Metropolitano do Porto.

Esta entidade tem reunião marcada para sexta-feira.

Os presidentes das câmaras de Lisboa e do Porto mostraram-se a 21 de outubro disponíveis para assumir a gestão das redes de transportes públicos das suas cidades por considerarem que a concessão a privados não acautela as necessidades dos cidadãos.

Rui Moreira observou na altura que o município "continua a não detetar no caderno de encargos, que agora foi reformulado, resposta para aquelas que são as suas maiores preocupações".

Moreira lembrou que, desde o princípio, não entende "tecnicamente", nem concorda com a rede prevista no caderno de encargos porque "não serve os cidadãos do Porto e não resolve as preocupações originais".

A 13 de agosto, Rui Moreira garantiu que a autarquia ia concorrer, através de uma empresa municipal, à subconcessão da STCP, apresentando uma proposta "sustentável" que melhor adeque a oferta da rede à procura dos cidadãos.

ACG/(SYF/LIL/JAP) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.