Câmara do Porto desiste da subconcessão da STCP

Câmara do Porto desiste da subconcessão da STCP
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou hoje que o município "não concorre" à subconcessão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

Em declarações na reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Rui Moreira apontou razões económicas, de mobilidade e ambientais para desistir do concurso.

O autarca propôs ao CmP que aprove uma recomendação ao Governo para que o concurso seja suspenso, porque este "não serve a população".

Rui Moreira anunciou no dia 13 de agosto que a autarquia ia concorrer à subconcessão da transportadora, afirmando que apresentaria uma proposta "sustentável" que melhor adequasse a oferta da rede à procura dos cidadãos.

Já no dia 23 de setembro, numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto que a CDU requereu só para debater a situação da STCP e da Metro do Porto, Rui Moreira afirmou que a autarquia pediu um estudo "para saber se a concessão da STCP tem um valor positivo ou negativo", inclinando-se, porém, para esta última hipótese.

Este estudo, divulgado recentemente pelo Jornal de Notícias, indica que a concessão "não é económica e financeiramente viável" sem a dispensa de, pelo menos, 70 trabalhadores ou sem uma redução da remuneração dos transportadores privados que operariam 39 das 69 linhas da rede.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.