Lucros da Espírito Santo Saúde sobem 57,2% para 14,2M euros nos primeiros 9 meses do ano

Lucros da Espírito Santo Saúde sobem 57,2% para 14,2M euros nos primeiros 9 meses do ano
| Economia
Porto Canal

O lucro da Espírito Santo Saúde (ESS) subiu 57,2% nos primeiros nove meses do ano, face a igual período do ano passado, para 14,2 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a ESS informa que o lucro no terceiro trimestre deste ano subiu 80,2% face ao trimestre homólogo, para 5,5 milhões de euros.

Segundo a empresa, este resultado "foi impulsionado pelos níveis de resultados operacionais, bem como pela melhoria dos resultados financeiros, como consequência da redução do montante em dívida e do custo associado".

Nos primeiros nove meses de 2014, "a Luz Saúde manteve a sua trajetória de crescimento, quer a nível do segmento de cuidados de saúde privados quer do segmento de cuidados de saúde públicos".

Entre janeiro e setembro, a ESS registou um aumento dos rendimentos operacionais consolidados de 6,6% face aos primeiros nove meses de 2013, para 297,8 milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,7% no segmento privado e de 9,0% no segmento público.

O resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) subiu 1,5% face ao período homólogo e atingiu os 43,8 milhões de euros. Já a margem de EBITDA foi de 14,7%, no período em análise, traduzindo-se num decréscimo de 0,7 pontos percentuais face a 2013.

A ESS justifica este desempenho "pelo aumento dos custos de estrutura associados ao facto de a Luz Saúde ser uma sociedade cotada e aos custos extraordinários decorrentes do processo de venda da Luz Saúde através de oferta pública de aquisição, bem como pela evolução da margem EBITDA no segmento de cuidados de saúde privados (de 19,5% para 19,2%)".

Este resultado é ainda justificado "por rendimentos não recorrentes no segundo trimestre de 2013 relativos à decisão favorável de um processo em tribunal e por custos de marketing associados à realização do evento "Leaping Forward" no Hospital da Luz em 2014".

Em relação ao Hospital Beatriz Ângelo (PPP), este evoluiu de um EBITDA de 1,3 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2013, para 3 milhões de euros em 2014, atingindo uma margem EBITDA de 4,4%.

O grupo refere ainda que "a Luz Saúde continua a aguardar a decisão do Estado relativamente ao financiamento das prestações de saúde adicionais realizadas no âmbito dos cuidados em regime de ambulatório aos doentes VIH/SIDA no Hospital Beatriz Ângelo, à semelhança do que acontece nos restantes hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), incluindo as PPP de Braga e de Cascais".

De acordo com os resultados oficiais divulgados a 15 de outubro pela bolsa portuguesa, a OPA lançada pela Fidelidade sobre a ESS conseguiu captar um total de 96,065% do capital social da empresa.

Contando com as ações que a Fidelidade já detinha, o grupo segurador possui uma participação total de 96,067% do capital social da ES Saúde (91.784.436 ações), a que corresponde um investimento de 459,8 milhões de euros.

Já a percentagem do capital social da ES Saúde que não foi adquirida na oferta ascende a 3,933%.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.