PSI20 cai 0,17%, com PT a derrapar mais de 10%

PSI20 cai 0,17%, com PT a derrapar mais de 10%
| Economia
Porto Canal

O PSI20, principal índice da bolsa portuguesa, encerrou a sessão a cair 0,17% para 5.037,45 pontos, com a Portugal Telecom (PT) a derrapar mais de 10%, por entre uma Europa no vermelho.

Dos 18 títulos cotados, seis encerraram no vermelho e as restantes em alta, com a Impresa a valorizar 11,95% para 0,974 euros e o BCP a avançar 5% para 0,084 euros.

Também o BCP ganhou 2,70% para 1,448 euros.

No entanto, as valorizações da banca e da Impresa foram insuficientes para trazer o índice para terreno positivo, que foi penalizado pelas ações da PT, que derraparam 10,05% para 1,092 euros.

Os títulos da PT SGPS, que detém a dívida de 897 milhões de euros que a Rioforte não pagou à empresa, chegaram a cair quase 30% na sessão de hoje, atingindo o mínimo desde que entrou em bolsa.

De acordo com um analista contactado pela agência financeira Bloomberg, "o facto de o tribunal [do Luxemburgo] ter rejeitado a proteção de credores à Rioforte é um sinal que a Portugal Telecom poderá não recuperar o montante da dívida".

Esta situação, "somada à incerteza sobre o futuro da empresa" ajudou a PT a desvalorizar, acrescentou.

A Galp Energia perdeu mais de 2%, enquanto a Jerónimo Martins e Teixeira Duarte recuaram mais de 1%, com os restantes títulos a registarem perdas inferiores.

Do lado positivo, a Semapa, ganhou mais de 2%, enquanto a NOS, fruto da fusão da Optimus com a Zon, Altri, Banif, Portucel, Sonae e EDP valorizaram mais de 1%.

As principais praças europeias encerraram no vermelho, influenciadas por dados empresariais abaixo do esperado e pelos receios relativos à recuperação económica da região.

Sensivelmente à mesma hora do fecho da Europa, os mercados acionistas norte-americanos seguiam mistos.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.