OPA/ES Saúde: Ángeles e UBS vendem acções da empresa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 out (Lusa) -- O grupo mexicano Ángeles e a UBS alienaram quase todas as ações que detinham na Espírito Santo Saúde, empresa adquirida pela Fidelidade, segundo informação prestada ao mercado.

Na semana passada, a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Fidelidade sobre a Espírito Santo Saúde (ES Saúde) conseguiu captar um total de 96,065% do capital social da empresa.

Em resultado desta OPA, o grupo mexicano Ángeles informou hoje, num comunicado divulgado pela Comissão de Mercado e de Valores Mobiliários (CMVM), que vendeu as ações que detinha na Espírito Santo Saúde (ES Saúde): 6.660.147 ações, representativas de 6,97% do capital.

"Em face das referidas alienações, a Ángeles deixou de deter e deixaram de lhe ser imputáveis qualquer participação e direitos de voto na ES Saúde", refere o comunicado.

Também a UBS informa que "caiu abaixo do limiar reportável de 2% do capital social e dos direitos de voto da ES Saúde". Na informação divulgada pela CMVM, a UBS dá conta de que agora detém 8.605 ações, que representam 0,01% do capital social da empresa.

A Ángeles anunciou em meados de agosto uma OPA à ES Sáude, oferecendo inicialmente 4,30 euros por ação. Depois do anúncio, o grupo mexicano comprou várias ações, atingindo 6,97% do capital da empresa. No entanto, a Ángeles acabou por desistir da OPA, quando a Fidelidade apresentou uma oferta concorrente, com uma contrapartida de 4,82 euros por ação - valor que o grupo mexicano não considerou ser justo.

Na semana passada, contando com as ações que a Fidelidade já detinha, o grupo segurador, agora controlado pelos chineses da Fosun, passou a ter uma participação total de 96,067% do capital social da ES Saúde (91.784.436 ações), a que corresponde um investimento de 459,8 milhões de euros (5,01 euros por ação).

Além da Ángeles, também a OPA da José de Mello Saúde e a proposta da UnitedHealth Group, que foi feita diretamente à Rioforte para um negócio a realizar fora de bolsa, ficaram sem efeito.

SP (DN)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.