Mais de 10.000 pessoas sem água na Lixa, Felgueiras, devido ao mau tempo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 10.000 habitantes da cidade da Lixa, Felgueiras, encontram-se há várias horas privados de água, prevendo a câmara local que nas próximas horas possa ser restabelecido o fornecimento.

Segundo João Sousa, vice-presidente do município, o restabelecimento está previsto para o final desta tarde, mas não permitirá regularizar definitivamente a situação, porque vai ser assegurado graças ao apoio dos bombeiros.

O autarca explicou que autotanques das corporações da Lixa e de Felgueiras já estão a transportar água, a partir de uma boca de incêndio no vizinho, no Alto da Lixa, no concelho de Amarante, para os reservatórios que abastecem a zona afetada pela falta de água.

Neste momento estão a ser afetadas as três freguesias da área urbana da Lixa, além de outras contíguas, como Refontoura, Vila Verde, Santão e Aião.

À Lusa, João Sousa frisou que, às 13:30, tudo estava a ser feito para minimizar o impacto na população.

Os serviços do município, acrescentou, estão a tentar fazer chegar à Lixa a água do depósito de Pinheiro, situado a alguns quilómetros de distância, recorrendo à instalação de geradores.

A situação atual foi causada pela rutura de duas condutas de abastecimento, em Airães, provocada pelo mau tempo de domingo à tarde.

A Câmara de Felgueiras espera normalizar a situação na terça-feira, quando for reparada a rutura nas condutas.

A ligação, por estrada, entre Airães e a cidade da Lixa está interrompida no local da rutura.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.