Caso das Gémeas: Ofício de Marcelo chegou ao MNE, mas Carneiro não responde a questões e remete para sucessora

Caso das Gémeas: Ofício de Marcelo chegou ao MNE, mas Carneiro não responde a questões e remete para sucessora
| País
Maria Abrantes

O ministro da Administração Interna José Luís Carneiro não esclarece se já tinha conhecimento do caso das gémeas luso-brasileiras, antes de o mesmo se tornar público, mesmo que a nacionalidade das crianças tenha sido obtida enquanto Carneiro ocupava o cargo de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Berta Nunes, a sua sucessora, confirma a receção da carta enviada pela Casa Civil, mas diz que o assunto foi encaminhado para a Direção-Geral dos Assuntos Consulares das Comunidades Portuguesas (DGACCP).

“Isto não chegou a passar por mim”, sublinha a sucessora de José Luís Carneiro, apesar de confirmar a entrada do ofício, aquando do seu mandato.

“Eu não sei o que é que a DGACCP fez. Não faço a mínima ideia. Sei que no nosso gabinete só existe essa entrada e essa saída”, esclarece Berta Nunes, em declarações exclusivas ao Porto Canal, referindo-se a 31 de outubro de 2019 como data de entrada da referida carta, enviada pelo Presidente da República e a 7 de novembro, data em que o seu chefe de gabinete terá encaminhado a mesma carta para a DGACCP.

“Eu não me recordava de nada até me terem falado. Isto entrou já eu era secretária de Estado”, ressalva Berta Nunes, que tinha assumido o cargo a 26 de outubro, substituindo José Luís Carneiro.

No ofício, que acompanhava a referida carta, podia ler-se: “Envia-se esta informação de duas cidadãs portuguesas, residentes em São Paulo”, confirmando que as meninas já teriam cidadania portuguesa, aquando do envio da carta, tanto para o gabinete do Primeiro-Ministro como para o gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

O processo ‘record’ de obtenção da nacionalidade portuguesa terá ocorrido num período pré-mandato de Berta Nunes, correspondendo ao período em que José Luís Carneiro assumia o cargo de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Sugerimos que contacte a ex-Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes”. Esta foi a resposta oficial do gabinete do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, após o Porto Canal ter feito um pedido de esclarecimento sobre um eventual envolvimento do atual governante no caso das gémeas luso-brasileiras.

Quando confrontado novamente com esse cenário, o candidato à liderança do PS voltou a não responder, em declarações à margem de um jantar da Associação do Corpo Consular do Porto, realizado esta terça-feira.

De recordar que as gémeas foram tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e conseguiram a nacionalidade portuguesa 14 dias após o pedido, feito no início de setembro de 2019, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, no Brasil.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.