Gémeas luso-brasileiras que receberam tratamento milionário conseguiram nacionalidade em 14 dias

Gémeas luso-brasileiras que receberam tratamento milionário conseguiram nacionalidade em 14 dias
| País
Porto Canal

As gémeas que foram tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, conseguiram a nacionalidade portuguesa 14 dias após o pedido, feito no início de setembro de 2019, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, no Brasil, noticia o Observador.

Citado pela publicação, o Ministério da Justiça afirma que o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) “não localizou qualquer pedido de urgência relativamente aos processos”.

As gémeas luso-brasileiras, com atrofia muscular espinhal, não tinham número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas receberam tratamentos com Zolgensma, um dos medicamentos mais caros do mundo, refere a publicação.

suspeitas que o presidente da República tenha exercido influência no acesso de duas bebés brasileiras a um tratamento cujos medicamentos terão custado quatro milhões de euros. A notícia foi avançada pela TVI na noite de sexta-feira (3 de novembro).

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciava dias depois que abriu um processo de inspeção ao caso.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.